quinta-feira, 17 de março de 2011

MODA E PSICOLOGIA???



É claro que a gente da Psicologia adooora estudar os fenômenos da Sociedade, e a Moda temos levantado questões principalmente nas áreas do Consumismo e da Vaidade. Já era até de se esperar que a Moda se apresentasse de alguma forma na Psicologia, mas ver Psicologia na Moda? Confesso que fiquei surpresa ao ler uma postagem num blog de moda (Sim! Eu adoro ler sobre moda!) acerca de um conceito teórico da Psicologia para fazer uma leitura de moda.

Estou falando do site da Julia Petit (para quem também tiver coragem de assumir que adora moda, aqui vai a dica do site: http://juliapetit.com.br/category/home/) que fez uma bela leitura dos desfiles de moda levantando o conceito de inconsciente coletivo para dizer que várias marcas apresentaram a mesma tendência simultaneamente. Enquanto em outras épocas, tendências semelhantes de marcas diversas poderiam apontar para a hipótese de espionagem industrial, agora estamos diante de uma releitura deste fato. Está se admitindo que os estilistas podem apresentar idéias parecidas!

Parece que todos eles tem feito uma leitura semelhante de realidade, levantando assuntos ou temas relevantes e em evidência num determinado momento, e o resultado não deu outro: várias marcas trabalham idéias semelhantes, muitas pessoas usando a mesma coisa. Resultado? A diminuição dos riscos das peças serem rejeitadas pelo consumidor!

Porém, precisamos tomar cuidado com essa leitura, pois utilizar-se do termo de Jung de inconsciente coletivo para falar dessa tendência universalizante em moda pode ser bastante perigoso para que este conceito caia no senso comum como tem caído diversos aspectos teóricos da psicanálise. Ou pode ser ainda uma mera estratégia para CONVENCER melhor o consumidor a comprar! 

A Moda fez um link bacana com o conceito de Jung, mas enquanto os fashionistas não explicarem melhor esse conceito dentro da moda, é melhor não utilizá-lo. Mais ainda quando se trata de suspeitas de estratégias de Marketing! Não esqueçam disso pessoal: toda moeda tem dois lados!

Alguém aí concorda comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário