sábado, 2 de abril de 2011

O Booom dos profissionais de Concursos Públicos: A que tipo de profissionais estamos entregando os Cargos Públicos do nosso País?



O assunto que quero me referir neste post é de extrema importância para a sociedade, mas chama mais atenção pela sua ausência em massa nos concursos públicos.
Concurso público é uma modalidade de seleção de profissionais com base em conhecimentos técnicos para algumas funções em órgãos públicos. Não tenho nada contra essa modalidade, porém não a acho suficiente para a contratação de profissionais competentes para os cargos.
Explico-lhes o porquê. Se o conhecimento técnico fosse suficiente para atestar que um profissional é adequado para um trabalho, as entrevistas de seleção de profissional e as outras técnicas e estratégias de seleção não deveriam ser usadas. Mas o que se vê é a expansão da utilização das mesmas! Por quê???
Ora ora, a resposta é muito simples: se apenas conhecimento técnico fosse o suficiente para capacitar um profissional, todo mundo que se preparasse em cursos técnicos e faculdades seria bem sucedido. Contudo, há de se convir que isso não é o que acontece. O sujeito tem dificuldade de encontrar trabalho. Ou fica de trabalho em trabalho, não dura muito tempo em nenhum. Quem não tem um amigo que começa um trabalho super empolgado, mas depois de 3 meses ele encontra-se super desanimado achando mil desculpas para o emprego? Ou quem nunca viu um currículo invejável de um professor tão sem habilidade para dar aula?
 De que se trata então a seleção de um profissional para um trabalho?
Trata-se de selecionar um profissional com base em outros quesitos, não apenas no conhecimento científico. Fala-se de competências comportamentais que são desenvolvidas no sujeito e não aprendidas em livros. Fala-se de atitude, de disposição para a ação, de um fazer que independe de conhecimentos técnicos. São habilidades que perpassam toda a história de vida do indivíduo. E conforme a nossa psicóloga P.H.D. Wedja Costa, trata-se de vontade. Enfim, são competências inúmeras, cada uma mais ou menos requerida para um cargo.
Mas o que isso tem a ver com os concursos públicos? Tudo! Concurso público seleciona futuros profissionais de serviços públicos! E quem aí nunca reclamou que os serviços públicos no Brasil ou demoram ou não funcionam? Isso é a prova de que os profissionais tem sido mal selecionados.
Temos contado com a sorte para que os profissionais selecionados para os cargos públicos possuam competências comportamentais para o que irão exercer. E acho que a sorte não tem andado muito do nosso lado, pois os serviços ofertados não estão melhorando!
Conhecimento técnico é fundamental, mas ele só será usado se o sujeito tiver competências comportamentais para saber o que fazer, quando fazer e para que fazer o que faz. Prova de concurso não avalia isso!
O professor J. J. Calmon de Passos, grande jurista do Brasil, fala um pouquinho no vídeo abaixo acerca de concurso público ser um processo de emburrecimento do sujeito. Façamos atenção ao que ele diz, mas também veja que ele desenvolveu competências comportamentais, por exemplo, técnicas para resolução de provas de concursos, que vão além de conhecer o conteúdo que cairia nas provas! Conforme ele, os países desenvolvidos não se utilizam mais de concursos públicos para selecionar seus colaboradores. É um palestra super interessante e se estiver interessado no assunto, leia na íntegra (http://www.youtube.com/watch?v=678x3AwXWZs)!

Com certeza essa é uma questão importantíssima para desenvolver e melhorar essa problemática eterna do nosso país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário