sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sociedade da Satisfação x Sociedade da Motivação: O que lhe motiva na sua vida profissional?


Refletindo acerca dos conselhos generalizados de amigos para mim e para outros colegas acerca de estudar para CONCURSO PÚBLICO, consegui delinear um pouco ao que se referem essas pessoas que tem Concuros Público como a opção mais viável de sucesso profissional.
Os motivos que levam uma pessoa a procurar o concurso público quase sempre são os mesmos: bons salários com poucas horas de trabalho, estabilidade, férias garantida, enfim, uma despreocupação com a remuneração e benefícios no trabalho. Estamos falando, portanto, de SATISFAÇÃO. Satisfação é a função de GARANTIR as necessidades básicas de sobrevivência, ou seja, satisfazer é atender ou eliminar uma necessidade (Bergamini et Coda, 1990).
            Você deve estar se perguntando: Mas qual o problema de se querer estar satisfeito no trabalho? Nenhum! O problema está em cair no mito de que Satisfação = Motivação, ou melhor, achar que SATISFAÇÃO é um importante determinante da MOTIVAÇÃO e, por causa disso, um melhor desempenho no trabalho. Aí é onde mora o erro. Satisfação não provoca Motivação e nem é se não tomarmos cuidado, pode nem ser influenciador.
            Você deve estar pensando nos muitos exemplos de profissionais que se dizem plenamente satisfeitos no seus trabalhos, mas será que eles estão MOTIVADOS? Uma coisa é muito diferente da outra! Tenho inúmeros colegas que fazem trabalhos em locais suuper distantes, sem remuneração e com um ambiente extremamente aversivo, mas mesmo assim dizem adooorar o que fazem! Como assim? Como pode uma pessoa gostar do trabalho que faz mesmo que ele não lhe ofereça condições  mais favoráveis para que você exerça o trabalho com maestria? Antes de falarmos no que é mais importante para cada pessoa em cada momento de vida, se Satisfação ou Motivação, vamos falar no conceito de motivação.
            Motivação é uma experiência interna, como uma força que emerge, regula e sustenta nossas ações, desde as mais simples às mais importantes. Esta experiência é baseada nas necessidades do intelecto, ou seja, necessidades de crescimento com base nas recompensas intrínsecas da realização de um trabalho. Quem nunca ouviu exemplos de pessoas que não tinham nada e que de tanta “força de vontade” ou “determinação” conseguiram fazer o que queriam? Ou aquela pessoa que tinha dificuldades ou problemas com saúde, mas conseguiu se superar, tornando-se quase um atleta? Esses são exemplos vivos da Motivação. E, a ordem dos fatores altera o produto, pois Motivação pode provocar Satisfação.
E de onde vem essa motivação? Ela vem da importância que você dá às diversas coisas que orientam sua vida. Rusticamente, pode-se dizer que a motivação está baseada na construção de valores como representações cognitivas das suas necessidades e seus motivos. É daí que você irá traçar suas metas e intenções.
Retornando para o tema deste post “Sociedade da Satisfação x Sociedade da Motivação: o que lhe motiva na sua vida profissional?”, sinto-me extremamente a vontade para lhe alertar para algumas coisas. Você é provavelmente aquela pessoa que está estudando para um monte de prova de concurso para ver em qual deles você passa. Ou você tem um trabalho que considera mais ou menos e sempre que vê alguém passando em um concurso fica com aquela pontinha de inveja dos benefícios que ele irá obter no cargo. Ou você já é até concursado, mas está se preparando para outra prova de um cargo melhor. Nesse caso, é muito claro que estamos tratando de Satisfação, não é? Então já que você tem escolhido o caminho da satisfação para procurar um trabalho, preciso informá-lo que dificilmente você poderá dizer que está realizado no trabalho. Você está escolhendo um labor que você não vai ter vontade de fazer todos os dias. Você poderá até não odiá-lo, mas se pudesse escolher, ele não estaria nas suas escolhas Top 5.
E o caso de você se sentir motivado no trabalho exercido naquele concurso para o qual você passou tantos anos estudando? Bem, meu amigo, a não ser que você tenha a vocação para o posto deste concurso a muitos anos e que tenha insistido nele e em nenhum outro (que não é o caso da maioria dos concursandos), acho que você está no caminho certo. Essa motivação pode ser vista nessa determinação de insistir no que lhe motiva.
A falta de motivação é frequentemente o motivo psicológico desconhecido de tantos erros médicos, de tanta ineficiência no serviço público, da morosidade da justiça, da superficialidade nos relacionamentos, dentre tantas outras coisas.
Para os meus amigos e amigas, acho muito pertinente dizer-lhes para investigar quais são as suas prioridades e motivações. Na Sociedade atual, e principalmente para nós, jovens, é a Satisfação que nos seduz e nos conquista. É a proposta de um bom salário logo. De poucas horas de trabalho. Do prestígio de um posto. Mas ela (a satisfação) pode também ser o antídoto da nossa motivação. Trabalho sem motivação gera a Sociedade da Alienação e da Acomodação. Se você tiver a sorte de passar em um concurso e sentir-se motivado no posto, sinta-se um sortudo e, aliás já está na hora de jogar na loteria, pois isso não acontece com muitos. Só acontece com aqueles que correm atrás de conquistar Satisfação através da Motivação.

Investigue os Motivos que lhe levam a agir. Isso pode ser de grande ajuda, não só no campo profissional, mas em toda a sua vida!

2 comentários:

  1. Liane,

    A gestão estratégica já é uma relidade em diversos órgãos da Administração Federal, além do ponto eletrônico. Quem tá pensando em ser servidor público e, ainda tem este tipo de visão, deveria se informar melhor e, pensar duas vezes antes de fazer um concurso. Bjkas.

    ResponderExcluir
  2. Angélica,

    Muito bem posto!!!

    Mas a representação social da modalidade do concurso público tem tido dificuldade de acompanhar essas mudanças.

    O post, dentre outras coisas, tenta sucitar discussões sobre essas mudanças, para ver se as pessoas pensam pelo menos uma vez a respeito, pois a idéia da população está completamente cristalizada achando concurso público uma prerrogativa legítima e registrada em cartório de sucesso profissional!

    bjocas

    ResponderExcluir